05 abril 2010

Pipoca, trilha sonora ou amendoim com cerveja?






Seria possível uma mesma pessoa ser imbatível em uma conversa sobre música, também em uma sobre filmes e fosse referência quando assunto é futebol? Impossível, eu diria.
E por mais que eu goste muito das três coisas, em alguma delas eu tenho que despontar. É até saudável ficar na defensiva, ser ouvinte, fazer perguntas humildemente, numa conversa sobre filmes com os amigos. Assim não fica chato quando o assunto for outro e o até então ouvinte dominar a conversa.

O problema maior com esses três tópicos é que com películas e canções (eu ando treinando sinônimos) o gosto é muito importante. Preferências de estilo e abordagem alteram muito as opiniões sobre estas artes e, muitas vezes, o nó da conversa mora ai. Em alguns "bate-bocas" uma banda não é melhor que a outra em nenhum aspecto e nem mesmo um diretor ou filme é melhor (em alguns casos!!!), muito provavelmente seria possivel uma equiparação. Mas a lenga lenga se arrasta graças aos gostos diferentes que impedem uma conclusão consciente. No futebol não...

Ah, o futebol. O esporte mais popular do universo. Regras simples, bem definidas, campo básico, todos menos as mulheres sabem o que é impedimento, pênalti, falta, escanteio, mão. E além, a facilidade e o baixo custo de uma pelada são impressioantes. Qualquer coisa que role e qualquer improviso parecido com um gol já fazem uma partida. Voltando aos debates, esse esporte tão simples e popular não depende de gosto. É possível dizer qual dos times, mesmo os muito parecidos, semelhantes em todas as qualidades, é o melhor. Chatos deixados de lado, é possível dizer que um time ou um jogador é melhor que outro. E é possível provar. Talvez você goste mais de dribles plásticos como os de Ronaldinho Gaúcho, ou dos dribles velozes de Maradona, dos gols de fora da área ou dos gols com jogadas trabalhadas, ai entra o gostar e o desgostar.

O gosto influi, mas não quando o assunto envolve táticas, jogadas ensaiadas, números de gols - sofridos e tomados - e de posse de bola, eficiência do jogador, resultados fora de casa - isso pra citar poucos exemplos. É possível "vencer" uma discussão sobre futebol mas jamais é possível prever quem vai ganhar uma partida, o futebol é imprevisível.

As conversas sobre cinema e música, em algum ponto, até podem se parecer com as conversas sobre futebol, mas nenhuma conclusão se desprega do gosto particular. Várias pessoas podem defender seu diretor favorito ou seu mais querido compositor e vocalista com uma paixão envolvente, mas nunca como um amante do futebol defente seu time ou sua seleção.

E, por isso, pela beleza, objetividade, imprevisibilidade e paixão que hoje eu definitivamente escolhi o futebol. Daqui pra frente vou ficar muito chateado e jururu se eu "perder" uma "discussão". Bora joga bola?

2 comentários:

  1. Prefiro os filmes...acho.
    Mas o futebol da pra cornetar mais!
    hahahahhaa

    ResponderExcluir
  2. hehehe

    geralmente a conversa sobre esses temas fica bem mais polêmica qd alguem tenta "ganhar" a conversa. E salve as opiniãos discordantes (tano as q te fazem pensar, qt as q te fazem riri!!)

    ResponderExcluir